Acolhimento Social - Narev

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Programa Recuperação
 
 
O tempo de tratamento terapêutico proposto pelo Narev é de 09 meses, sendo 07 meses de acolhimento social na comunidade terapêutica e 02 meses de pós-tratamento, na sede urbana, através de acompanhamento psicológico, espiritual e grupos de apoio a fim de incentivar a busca pela manutenção da sobriedade e prevenir recaídas.
 
O programa consiste em oferecer um tempo e um espaço de qualidade para desintoxicação do organismo, conhecimento da doença dependência química e como lidar com a mesma.
 
O programa visa trabalhar o indivíduo em sua totalidade contemplando corpo, mente e espírito.
 
Durante o tratamento são desenvolvidas as seguintes atividades:

·         Atividades de autocuidado e sociabilidade: representam os cuidados consigo mesmo e com o espaço oferecido como: cuidados de higiene pessoal, com o espaço físico da comunidade: horta, curral, jardim, cozinha, limpeza das dependências físicas, etc;



·         Espiritualidade: catequeses, grupos de oração, missa, terço, retiros, acampamentos de desenvolvimento espiritual e o programa 12 passos;



·         Disciplina: cumprimento de normas e regras essenciais à convivência em comunidade, entre pares e futuramente na sociedade;





·        Recreativas: atividades ao ar livre, prática de esportes, jogos, filmes, leituras, etc



·         Atendimentos psicológicos: individuais e em grupo em que são trabalhados os sentimentos, as emoções, o autoconhecimento, a autoestima, a prevenção a recaídas, projeto de vida pós tratamento.

·         Acompanhamentos psicossociais e sócio assistenciais: realizado pela psicóloga e assistente social dos acolhidos e seus respectivos familiares. Este acontece principalmente no processo de reinserção social do acolhido quando o mesmo retorna à sua residência, no contato com sua família e sociedade, no 5º e no 6º mês. Por um período de 05 dias cada visita, celebrando suas conquistas e vivenciando suas dificuldades. Após cada período retorna à comunidade, buscando trabalhar e superar as dificuldades apresentadas.



·         Acompanhamento nutricional: através da elaboração de cardápio semanal e orientação aos acolhidos. Acompanhamento dos acolhidos com problemas de saúde e necessidade de dietas; acompanhamento no preparo das refeições; conscientização de hábitos saudáveis de higiene e saúde.



·         Atendimento ambulatorial: realizado por enfermeiro, o qual acompanha o uso de medicamentos (com prescrição médica) dos acolhidos conforme suas enfermidades, já diagnosticadas por um médico e avalia também a necessidade de retornos e agendamentos de consultas médicas;




·         Atendimentos odontológicos: realizado semanalmente por um profissional voluntário, no consultório odontológico da comunidade terapêutica.

 
Fone: (16) 3702-8602 / (16) 3702-7953
atendimento@narev.com.br
Fone: (16) 3702-8602
        (16) 3702-7953
atendimento@narev.com.br
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal