Projeto Terapeutico - Narev

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Programa Recuperação
Projeto Terapêutico

1. Identificação
Nome: Associação Núcleo de Apoio e Recuperação da Vida – NAREV
Endereço: Rua dos Pracinhas, 820, Residencial Paraíso, Franca/SP, CEP 14.403-160
Telefone: (16) 37028602/37027953
CNPJ: 66.990.136/0001-02 / 66.990.136/0003-66 / 66.990.136/0001-85
E-mail: atendimento@narev.com.br
Site: www.narev.com.br
Representante legal: Silvio Luis Ferraz de Camargo
CPF: 081.456.298-10 RG: 8.309.108
Responsável Técnica: Cintia Peixoto Rodrigues
Função: Assistente Social CRESS/SP: 40625

2. Apresentação
A comunidade terapêutica NAREV, foi idealizada e construída para atender a demanda de usuários de substâncias psicoativas que necessitam de um ambiente protegido, organizado e auxilia-los a modificarem o estilo de vida. Dessa forma, poderão resgatar sua cidadania e autocontrole necessários para o retorno a sociedade, em condições de manter uma vida saudável e reconstruir relações consigo mesmo, com familiares, profissionais e com seus pares. Para tanto, necessita que sejam disponibilizados atendimentos e serviços especializados viabilizando tal aprendizado/desenvolvimento, além do interesse e disposição pessoal imprescindível para o tratamento.

A Narev foi fundada em 06/08/1991, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, mantida por convênios com o governo federal, municipal (Franca/SP) e eventos beneficentes.

3.  Público Alvo
A CT Narev oferece acolhimento gratuito a 60 (sessenta) adultos maiores de 18 anos, do sexo masculino, dependentes de substancias psicoativas, que tiverem perfil para o tratamento no modelo de Comunidade Terapêutica, respeitando a critérios de inelegibilidade para o acolhimento daqueles que apresentam comprometimento biológico e psicológico graves.

4. Estrutura Física
A Narev conta com uma estrutura física adequada: na Fazenda Bom Pastor (capacidade 10 acolhidos), com 02 dormitórios com capacidade para 05 acolhidos em cada quarto, sala de atendimento coletivo, sala de atendimento individual, banheiros coletivos e adaptados para acolhidos portadores de necessidades especiais, banheiros para funcionários e visitantes, cozinha, refeitório e área para atividades lúdicas; e na Fazenda Senhor Jesus (capacidade para 50 acolhidos), com 05 dormitórios com capacidade para 10 acolhidos em cada quarto com beliches, sala de atendimento coletivo, sala de atendimento individual, banheiros coletivos e adaptados para acolhidos portadores de necessidades especiais, banheiros para visitantes, cozinha, refeitório e área para atividades lúdicas.

5. Recursos Humanos
A Narev, no momento possui um quadro de funcionários contratados e voluntários; são contratados: 08 conselheiros terapêuticos (48hs/s) 01 auxiliar administrativo (40hs/s), 01 motorista (40hs/s), 02 assistentes sociais (30hs/s cada), 02 psicólogas (20hs/s cada), 01 enfermeiro (12hs/s), 01 nutricionista (4hs/s) e 01 cozinheiro (30hs/s). Já o quadro de voluntários é composto por 01 dentista e 01 professora e 01 educador físico.

6. Programa Terapêutico
O tratamento da Narev está embasado em quatro fundamentos-chave: Espiritualidade, Atividades de autocuidado, sociabilidade e Práticas inclusivas, Disciplina e Conscientização da doença (dependência química). Para desenvolver seu trabalho, a Comunidade precisa existir como um grupo em que acolhidos e equipe produzam um único ambiente.
A partir da iniciativa do acolhido, o ambiente comunitário propicia um aprendizado social, para que ele possa internalizar e vivenciar novos valores e um novo estilo de vida.

7. Acolhimento e Tratamento
O acolhimento social segue algumas etapas de execução em que primeiramente é feita a “seleção”, através de um grupo de apoio semanal (NATA – Núcleo de Apoio a Toxicômanos e Alcoólatras) ou por encaminhamento quando são pessoas que não moram na cidade de Franca, realizadas diretamente por contato telefônico ao escritório administrativo da C.T. Em seguida são solicitados encaminhamento médico (para usuários de Franca/SP via CAPS AD e de outros municípios pela rede de saúde local) e exames médicos (DSTs) para garantir a saúde da comunidade. Após a coleta de exames e encaminhamento médico é realizada uma entrevista pela assistente social com o futuro acolhido e seus familiares, para avaliar as reais condições socioeconômicas, legais, familiares e de adesão do dependente químico ao tratamento. Durante a entrevista são especificadas as regras e normas da instituição.
No ato do acolhimento social a assistente social faz a acolhida à família e ao usuário, esclarecendo possíveis dúvidas com relação ao tratamento/acolhimento social.
Em seguida o acolhido é encaminhado à unidade “Bom Pastor”, localizada no município de Franca/SP onde fica aproximadamente 30 dias em fase de adaptação, adesão ao programa terapêutico e princípio de desintoxicação. Após esse período o mesmo segue para a outra unidade, “Senhor Jesus”, localizada no município de Ibiraci/MG onde ficará por 06 meses, completando assim 07 meses de tratamento terapêutico.
Durante esses 07 meses são desenvolvidos com os acolhidos através da equipe multiprofissional e pelos voluntários membros da diretoria da instituição, as seguintes atividades:
  • Atividades de autocuidado: banho, escovar dentes, cortar cabelo, fazer barba, etc
  • Sociabilidade e práticas inclusivas: na horta, curral, jardim, cozinha, limpeza das dependências físicas e oficinas de geração de renda
  • Espiritualidade: através de catequeses, grupos de oração, missas, terço
  • Disciplina: por meio de cumprimento de normas e regras
  • Conscientização da doença: através de grupos de partilha e sentimento, grupos terapêuticos temáticos, reunião de 12 passos e prevenção à recaídas
  • Lazer: através de pratica de esportes, jogos, filmes, etc
  • Atendimentos psicológicos semanais (2x/semana na Fazenda Bom Pastor e 3x/semana na Fazenda Senhor Jesus) individuais e em grupos, em que são trabalhados o autoconhecimento, a autoestima, a prevenção à recaídas, os sentimentos, conscientização da doença/aprendizado em lidar com a mesma, planos e metas pós tratamento
  • Atendimentos ambulatoriais: (1x/semana na Fazenda Bom Pastor e 2x/semana na Fzenda Senhor Jesus) realizados pelo enfermeiro como: acompanhamento e orientação quanto ao uso de medicação pelos acolhidos e agendamento e acompanhamento em consultas médicas sempre que necessário, bem como palestras sobre tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, hipertensão, colesterol e diabetes, uso racional de medicamentos
  • Atendimentos odontológicos: desenvolvidos por um profissional voluntario semanalmente aos sábados, no consultório odontológico da Fazenda Senhor Jesus;
  • Acompanhamento nutricional: acompanha a parte de alimentação, higiene e manejo com os alimentos, elaboração de cardápio semanal e oficinas de culinária na Fazenda Senhor Jesus, orientação e acompanhamento de dietas em casos de outras doenças além da dependência química, palestras sobre higiene e cuidados pessoais na nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, reaproveitamento de alimentos, uso racional de óleo, açúcar e sal, obesidade x reeducação e equilíbrio alimentar; o cozinheiro desenvolve o cardápio elaborado pela nutricionista diariamente na Fazenda Bom Pastor e recebe orientações da mesma 1x/mês
  • Atividades de alfabetização: a qual acontece semanalmente com alguns acolhidos na Fazenda Senhor Jesus através de uma professora voluntária
  • Atividades físicas: as quais acontecem a cada 15 dias com os acolhidos na Fazenda Senhor Jesus, por meio de um educador físico voluntário, assim como, nos horários de lazer acompanhados pela coordenação
  • Acompanhamento sócio assistenciais: às famílias dos acolhidos que também acontecem sempre que necessário, mas principalmente no inicio do tratamento e no processo de reinserção social do acolhido, ou seja, quando este completa 05 meses de tratamento e retorna a sua residência por um período de 05 dias, em seguida regressa novamente para a comunidade, ao acolhimento social.

8. Reinserção Social
A partir do 5º mês de tratamento, os acolhidos têm saídas sociais, eles retornam a sua residência por um período de 05 dias, em seguida regressa novamente para a comunidade, para dar continuidade ao tratamento. As saídas da comunidade são oportunidades que os acolhidos vivenciam na etapa da Reinserção Social, tendo a possibilidade de curtir o lazer junto a família. Também têm a possibilidade devolver as habilidades sociais necessárias para manterem-se em abstinência e transformarem a forma de lidar e tratar com a vida.
As saídas sociais da Comunidade são essenciais para:
- Preparar o acolhido e a família para o retorno e convivência;
- Dar a oportunidade ao acolhido de se auto avaliar;
- Avaliar a conduta do acolhido junto à família e à sociedade.
As oficinas de geração de renda desenvolvidas em parceria com o Fundo de Solidariedade de Franca (Prefeitura de Franca/SP) também são meios para que os acolhidos trabalhem suas habilidades pessoais e pós-tratamento possa utilizar o aprendizado para sua reinserção ao mercado de trabalho.
É oferecida aos acolhidos que concluem o acolhimento social e que demonstram um perfil ao trabalho em comunidade, a proposta de estágio por período de 03 meses na área de monitoria/conselheiro terapêutico, ou seja, para que os mesmos trabalhem juntos aos acolhidos em tratamento e futuramente, após curso de capacitação, possam ser contratados pela Narev ou outra instituição na área de dependência química.
O Projeto de Reinserção Social que compõe o Programa de Tratamento tem como objetivo geral auxiliar o acolhido, antes e durante o retorno definitivo á sociedade, na construção de um Projeto de Vida e desenvolvimento de suas habilidades para lidar consigo mesmo e com a sociedade, protagonista em todas as áreas: família, escola e/ou trabalho, finanças, lazer, espiritualidade, grupos sociais, culturas e dinâmicas sociais envolvidas no contexto a que voltarão a frequentar.

9. Família
A Família será atendida pela psicóloga da Comunidade individualmente e semanalmente durante o horário do grupo de apoio NAFTA (Núcleo De Apoio as Famílias de Toxicômanos e Alcoolistas). Enquanto as famílias participam do grupo de apoio (NAFTA), a psicóloga chamará individualmente algumas famílias para atendimento individual ou as que sentirem necessidade de tal atendimento.

10. Altas
A alta terapêutica acontece após o acolhido cumprir os 07 meses de acolhimento, participando das etapas estabelecidas no programa terapêutico.
A qualquer tempo o acolhido poderá interromper voluntariamente o acolhimento, ou ainda pode ser desligado do tratamento (alta administrativa) por motivos comportamentais e analise profissional.

11. Pós-tratamento
Após os 07 meses, os acolhidos são acompanhados por mais 02 meses, através do grupo de apoio (NAED – Núcleo de Apoio a ex-dependentes) coordenado por voluntários membros da diretoria da entidade, Grupo Perseverança, grupo de ajuda mútua pós-tratamento, coordenado pelos acolhidos que finalizaram o tratamento e estão sóbrios e através de atendimentos psicológicos semanais, a fim de prevenir recaídas.
Os acolhidos que vieram encaminhados pelo CAPS AD de Franca, são contra-refrenciados ao mesmo para dar continuidade ao tratamento. Já os acolhidos de outros municípios são orientados a procurar a rede de apoio local.

Fone: (16) 3702-8602 / (16) 3702-7953
atendimento@narev.com.br
Fone: (16) 3702-8602
        (16) 3702-7953
atendimento@narev.com.br
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal